Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Xis- Linhaça

Pão de linhaça de caneca:

1+1/2 C das de sopa de farinha de linhaça
1/2 C das de sopa de farinha de espinafre( opcional, mas ficou ótimo)
1 ovo
1 pitada de sal
1 C das de sopa de nata ou creme de leite
1c das de café de fermento químico

Misture tudo no recipiente... usei aqueles potes para sopa para dar forma de pão de xis.
Assar por 2 min no micro-ondas.





Desenforme facilmente...

 
 
 
Corte o pãozinho e recheie com presunto, queijo, tomate, alface...


 
Toste na torradeira... Hummmmm!!! Aprovado!

 
Que tal variar os sabores??? Sem farinha de espinafre fica ótimo, também!!!

 

39 comentários:

  1. Poly tu és incrível mesmo....tua criatividade é maravilhosa! Hj mesmo vou no mercado público para comprar o pó de espinafre.......o quiche de abobrinha ficou maravilhoso.....bjos

    ResponderExcluir
  2. Acabei de fazer com farinha de amêndoas e sem espinafre, fiz com que eu tinha em casa e ficou ótimo. bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou amando o blog. Onde encontro a farinha de espinafre? Nunca ouvi falar. Quanta novidade! Sou de POA. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, como ficou bonito! :-) Vou tentar mais essa receita, mas por aqui não encontro a farinha de espinafre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica com um gostinho bem bom, mas é opcional, vai dar certo! Bj

      Excluir
  5. meu marido encontrou o pó de espinafre no mercado público na banca 37!

    ResponderExcluir
  6. hummm adorei essa receita..sempre tenho comido hamburger sem o pao, mas da proxima vez que fizer hambuger vou lembrar dessa receita!!!

    ResponderExcluir
  7. Deu certo, sem a farinha de espinafre mesmo! Embora não tenha crescido tanto, ficou leve, gostoso e nem achei muito acentuado os sabor da linhaça. :-)

    Depois poderia divulgar a receita da maionese caseira? E tem alguma de almondêgas? Vi ontem que as vendidas congeladas possuem glúten, e eu não sabia disso.

    Não sou boa na cozinha, estou me arriscando seguindo os seus passos. hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem a farinha de espinafre também fica ótimo!!!
      Vou anotar tuas sugestões para postar!
      Continua firme!
      Bj
      Polyana

      Excluir
  8. Poly (posso te chamar assim ?),
    hoje pela manhã eu fiz o pão de queijo (adaptado da receita do pão de amêndoas)....meu Deus, como pude ficar tanto tempo na Idade das Trevas ??? Você devia patentear essa receita, ficou maravilhosa !!! E eu só fiz metade da receita. Meu marido amou. Com gostosuras como essa, creio que logo consigo convencê-lo dos benefícios do nosso estilo de vida. Ele não precisa perder peso, mas está começando a ficar com barriguinha. A minha, eu já eliminei com os 11 kg excedentes.
    Muito sucesso pra você e tenha uma ótima semana ! Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, Biju!!! Adoro esse retorno, as pessoas fazendo suas experiências, acertando e gostando das receitas!!!
      Abraço
      Poly

      Excluir
  9. Olá Polyana!

    Achei a receita uma maravilha! Mas ainda não testei pois tenho uma dúvida...
    Para diabeticos tipo 1, pode? Não altera o IG?
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu sabes que é bem individual a reação, mas a farinha da linhaça tem bastante fibras, índice glicêmico baixo e na receita pouca quantidade. SINAL VERDE!

      Excluir
  10. Olá Polyana! Obrigado por compartilhar esta solução... Ficou muito bom e é mais um dos componentes do meu dia-a-dia. Curioso que funcionou também com uma farinha denominada ativo fibras da jasmine e também gostei. Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Essa receitinha é um show!!! Faço bem seguido, com recheios diversos e as vezes boto um pouquinho de queijo ralado na massa.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Polyana! Parece uma delícia! Perguntinha: será que fica bom substituindo a farinha de espinafre por farinha de berinjela ou melhor fazer só com a de linhaça? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podes substituir pela farinha de berinjela ou queijo ralado!!!! Fica ótimo, Karina!

      Excluir
    2. Com queijo ralado deve ficar uma delícia! Acabei de fazer só com a farinha de linhaça e estou comendo pão com requeijão no café da manhã pela primeira vez em sei lá quanto tempo. Muitíssimo obrigada!

      Excluir
  13. Pode substituir o ovo? Pq fica com gosto forte..

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Fiz, porém parece uma omelete (ou pelo menos tem gosto de uma).
    Tem como suavizar esse sabor de ovo???
    Eu optei por fazer essa receita porque não aguento mais omelete na minha vida!! rsrs

    ResponderExcluir
  15. O sabor do ovo não tem como suavizar... quem sabe adiciona 1 C de queijo ralado?

    ResponderExcluir
  16. Poly aço muito esta receita de pão (pois ainda não abro mão do pãozinho com café e manteiga) , fiz algumas modificações e gostaria de dividir contigo: fiz com farinha de linhaça dourada (o sabor fica bem menos amargo) e no lugar da farinha de espinafre coloquei uma farofa de sementes q tinha pronto (chia, linhaça marrom, linhaça dourada, gergilim e girassol), e acrescentei 1 col. sopa de queijo ralado.......ficou excelente!!!!! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Michele. Essas modificações são ótimas, principalmente a linhaça dourada e o queijo ralado... Eu faço dessa forma, gosto mais. A gente vai fazendo modificaçõezinhas e a receita vai melhorando para o paladar individual!

      Excluir
  17. Olá Polyana,
    Parabéns pelo blog, é possível perceber o entusiasmo e o carinho nas informações postadas .... as receitas então .... estou adorando.
    E outro ponto muito importante é ter conteúdos de qualidade de profissionais da área de nutrição.
    Estou começando a minha mudança de hábitos alimentares com a dieta paleo (tenho 41 anos e peso 95 kg em somente 161 cm de altura). E em pouco tempo já percebi que já deu uma "enxugada" e, também tenho mais disposição. Mas em troca.... minha família me stressa dizendo que estou fazendo a dieta da "Dra. Lorca" rsrsrsrsr. No começo fiquei chateada, pois não consigo que ele abram a cabeça para tudo que estou lendo.... então vou levar na brincadeira até eles começarem a ver os resultados!!!!
    Então, boa sorte para mim e, por favor, continue o seu blog, ele é de grande ajuda!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabel!!!! Continua firme!!!!Temos estudos científicos suficientes para seguir o estilo de vida low carb com segurança.E o que mais pesa são os bons resultados e a disposição!!!
      Beijão
      Polyana

      Excluir
  18. Eu fiz e ficou otimo, maridao tambem adorou. Comendo xis em plena quarta-feira? Heheh, demais!!!
    Abs, Andreia

    ResponderExcluir
  19. Poliana, tem como fazer a farinha de espinafre em casa?

    ResponderExcluir
  20. Acho que não é possível fazer a farinha em casa...

    ResponderExcluir
  21. Olá. Fiz sua receita (troquei creme de leite por iogurte e espinafre por queijo ralado por era o que tinha em casa) em forma de cupcake. Coloquei recheio de mussarela, presunto e requeijão. Renderam 4 cupcakes recheados na máquina e ficou uma delícia! Obrigada por salvar meu café da manhã.

    ResponderExcluir
  22. o que e aquilo na ultima foto?
    salsicha?linguiça?
    e saudavel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luisinho, essa última foto foi cedida por uma paciente. É uma linguiça... Não é um exemplo de saúde...mas pode ser consumida eventualmente.

      Excluir